segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Devaneios by Rui

Sim sou eu mesmo a postar… Posto porque começo a sentir a falta daqueles Sábados de actividades, onde o clã está todo junto e unido num só ideal.
É ao som de «Rumos» que escrevo e é impressionante como esta música diz tanto sobre o caminheirismo, como me traz tantas recordações, recordações estas de acampamentos e actividades com este clã fantástico, digo isto pois não vejo outros clãs “de mochila às costas” prontos para servir e construir o mundo novo, tão desejado por todos nós caminheiros. Nada nem mesmo ninguém nos impede de levar o nosso sonho em diante. Somos realmente Homens-novos!! O orgulho de pertencer a este clã é imenso, e a certeza de que os restantes caminheiros sentem o mesmo contribui decisivamente para que este clã funcione como um só. Faço a caminhada pela estrada do escutismo com este grupo, agora clã e sinto que realmente tudo pelo que passamos, as barreiras e as dificuldades do caminho foram servindo ao longo do tempo para nos mantermos ainda mais unidos nesta viagem (que terminará, ou não), com amizades muito fortes, mesmo quando a meta estiver a vista. Neste nosso e só nosso clã, tudo é partilhado, tudo é vivido, tudo e construído com um fim muito claro – ser caminheiro, um homem-novo preparado para servir o escutismo, a família e a comunidade o melhor que sabemos. Temos bem patente a divisa de servir, e serviremos dispostos e com o maior orgulho em pertencer ao CNE. A luta por um escutismo mais capaz e por uma sociedade mais justa com capacidade para tratar o cidadão de igual para igual, é um dos grandes objectivos pelo qual lutamos e fazemos o possível, por vezes até mesmo o impossível.
O escutismo precisa de caminheiros adultos, como muitos deste clã para que este movimento tenha cada vez mais pernas para andar assim como para fazer um trabalho junto da comunidade viável e visível, para que esta não se torne estanque, parada, melancólica e triste. A irreverência que se faz sentir neste clã e decerto um exemplo para outros lutem por aquilo que acreditam, assim como sempre nós (clã) o temos vindo a fazer. O cansaço provocado por esta batalha, não nos faz baixar os braços, pelo contrário dá-nos alento para partir para nova batalha com mais ânimo e mais dispostos a lutar. E só assim iremos ganhar a guerra contra todos os lobbies, poderes instituídos indevidamente e todos os cancros da sociedade em que estamos inseridos. Todos nós, elementos deste clã 117 sabemos que tudo isto tem que ser combatido, e sei que fora e dentro do escutismo fazemos o possível para que o ideal escutista prevaleça, por isso não me espanta que os resultados tenham começado a aparecer na nossa pequena sociedade.
Ainda há quem diga que este clã é um clã de gente parada que não alinha em algumas “brincadeiras”, que é um clã de gente que se diz ser superior.. Eu pedia a quem o diz para nos conhecer melhor, ver o trabalho que temos feito, conhecer a opinião a nosso respeito por parte da sociedade envolvente, e de certeza que ião sentir que este clã é superior naquilo que faz. Individualmente não somos superiores a ninguém, mas não hesito em dizer que realmente somos superiores naquilo que realizamos e construímos.
Muito fica para dizer, mas irão por certo ter mais oportunidades de ler mais um ou dois comentários meus.

Despeço-me com uma forte canhota e com a esperança de que nunca nos falte a irreverência que nos caracteriza.


Rui

3 comentários:

Miste disse...

Li o texto todo sem deixar escapar nenhuma linha. Aliás, até o li em voz alta a quem estava comigo. Não podia estar mais de acordo com tudo o que disseste :D E é sempre bom ver que há mais quem escreva o que lhe vai na alma. Resumindo, GRANDE RUI!!

Take care^^
Vemo-nos daqui a uns dias

PiPzZ disse...

E pouco mais se pode acrescentar.


Também não deixei escapar qualquer palavra, qualquer linha.

E concordo, que nunca falte a irreverência que nos caracteriza.

becitO*

Grupos de Tercena disse...

Muito Bem! Temos um mundo a ReConstruir! Temos uma missão a sério! Não importa a associação o que importa é que Deus quer!
Força escutismo! Que o sonho nunca acabe!
Guias e Escuteiros da Europa - Tercena.
www.tercena-fse.blogspot.com