quinta-feira, 9 de agosto de 2007

RESCALDO DO ROVER

Hoje é quinta feira, o que quer dizer que passaram já 3 dias desde que regressámos de Idanha-a-Nova. Durantes estes dias, dormi o que não dormi no Rover, COMI O QUE NÃO COMI NO ROVER, descansei o mais que pude e aproveitei a praia que, desde que chegámos, se tornou inabitável (típico).

Depois deste breve tempo de habituação à civilização, é hora de fazer contas à vida e ver se valeu a pena todo o trabalho para participar neste Rover. Começo por dizer, incontornavelmente, que sim, valeu a pena. E isto porque sou da firme convicção que tudo no Escutismo vale a pena e que, por muito que nos sintamos desiludidos ou cansados, o rescaldo de algo tão grandioso como um ACANAC tem sempre que ser positivo porque nós assim o tornamos. No entanto, há algumas falhas a apontar, algumas faltas de certas coisas.

Permitam-me que comece por falar na selecção de Clãs para o Rover. Senti-me realmente defraudada, não há outra palavra, quando vi que, depois de todo o esforço e trabalho que tivemos para atingir uma pontuação que nos permitisse ser apurados, a organização decidiu permitir que Clãs que não atingiram a pontuação necessária fossem também seleccionados. Bem sei que o motivo apresentado era válido, diziam eles que não tinha sido atingido o nº mínimo de Caminheiros, mas isso não justifica a injustiça de uns trabalharem muito, outros nada e, no fim, todos rumarem a Idanha-a-Nova. Falando em preparação, eu já devia saber que estas coisas são sempre um engano. Passou o meu Clã tardes inteiras a preparar material para o Rover para lá chegarmos e nem tirarmos os adufes dos sacos (ainda hoje estou para saber para que era o tal fio branco de 2 metros!) Nem o pano azul (cor da Terra) se justificou, pois foi usado uma vez numa procissão da qual guardo má memória, o que não cobre o que pagámos por ele.

Mas falemos do acampamento em si. Gostava de poder citar correctamente um Caminheiro da Terra de Canaã que, de forma brilhante, justificou a escolha de um novo símbolo para o Rover, uma ervilha. Dizia ele ser do tamanho das actividades escutistas que levámos a cabo no Rover, e eu não podia concordar mais. Não pude deixar de ter a boca aberta durante toda a cerimónia de abertura do Rover, pois em 10 anos de escutismo nunca tinha visto nada tão fraco. Mostrar fotografias sem grande interesse para quem assistia durante minutos e minutos e minutos, enquanto passam 2 ou 3 frases sempre iguais à velocidade da luz, seguidas de condecorações a Dirigentes quando o Escutismo somos nós, não era de todo a minha ideia de uma abertura de um Rover, ainda por cima de um Rover do Centenário. Mas se eu achava que isso era fraco, ainda não tinha chegado ao Hike e ao fim-de-semana. Chamar Hike (http://inkwebane.cne-escutismo.pt/TécnicaEscutista/Emcampo/TécnicadoHike/tabid/94/Default.aspx) a uma simples caminhada pelo monte é, no mínimo, injusto. E usar uma mística de chegada à Terra Prometida também me parece enganador, já que o sítio onde chegámos era tudo menos prometido. Nada nos esperava, não tivemos a sorte de outras Tribos de termos comida e bebida à nossa espera, mas apenas uma mangueira pendurada numa árvore para tomarmos banho. E assim aguentámos 11 horas na espera por uma refeição, quando a nossa última tinha sido uma sande de maionese que tão bem fez aos estômagos de todos. Desde almoços sempre constituídos por sandes a manter entre 1ºC e 7ºC a jantares em que cabia apenas uma quantidadezinha de esparguete a cada um, foi ver quem mais laricava durante 8 dias. Não é de admirar que o bar estivesse sempre cheio de Caminheiros esfomeados, que substituíam a sua fome por sede. Quantas vezes ouvi eu a frase "Tens fome? Bebe outra cerveja que isso passa!". Já que falamos em bar, para mim é incompreensível que a organização do Rover não tenha disponibilizado, como a publicidade indicava (Sagres Zero :X), apenas cerveja sem alcoól.

Durante este Rover muito se falou sobre a alimentação, mas penso que outro ponto que esteve menos brilhante foram as actividades nalguns dias da semana. Além da abertura e do encerramento, que foram para mim francamente maus, destaco um dia de sábado passado no bar. Apenas a meio da tarde recebemos "ordem" para montar a Blogosfeira, o que significou uma manhã perdida e uma tarde que seguiu pelo mesmo caminho. Perdida, dirão alguns, porque para mim foi ganha, já que foi muito bem aproveitada no convívio de horas passadas a jogar sueca e bem regadas com "lima limão", para quem não bebe cerveja. Um dia quase deitado fora, apenas salvo pela noite, noite essa que conteve a melhor actividade do Rover: o Fogo de Conselho.

Mas apesar de tanto aspecto negativo, guardo memórias de um Rover espectacular, magnífico, fantástico. O Escutismo tem destas coisas, não é preciso um acampamento com uma óptima (nem sequer com uma boa) organização para ser uma semana marcante. Por isso, quero deixar aqui o meu GRANDE sentimento de felicidade e de saudade a todos aqueles que fizeram parte da minha semana, a Tribo Levi. E claro, por muito que se critique, que penso que se tem que criticar, a organização deste ACANAC no que à IVª Secção diz respeito, nenhum de nós duvida do empenho que cada elemento da organização depôs nesta tarefa. Com pena que muito não tenha corrido pelo melhor, mas com a certeza que não foi por falta de vontade que tal acontecesse.

É engraçado ver como as coisas evoluem. No início, esta Tribo era só uma lista de Clãs num papel, uns mails trocados 15 dias antes para combinar quem levava que tipo de madeira. Não passávamos de desconhecidos que se organizaram o melhor que puderam, cheios de boa vontade e de ansiedade pela semana que se avizinhava. Mesmo no dia em que realmente nos conhecemos, continuávamos desconhecidos, pessoas que não sabem o nome umas das outras. Felizmente, nestas coisas o tempo toma o seu papel e não foi preciso muito dele para nos sentirmos ligados por conversas que duravam até de manhã.

Graças a vocês conheci um novo Darth Vader (ROTFL!), fiquei a saber que no curso de Teologia se substitui Latim por Espanhol, conheci novas formas de fazer renúncia na sueca e descobri outras maneiras de ver e entender o Escutismo, a amizade, a vida. E nada paga todos os momentos em que pertenci à Tribo Levi.

Por isso, digo hoje ainda mais alto...
LEVI, A TRIBO MARAVILHOSA
FORTE, ESPECTACULAR, BRIOSA
NESTE ACANAC NINGUÉM VAI BATER
A LEVI!!

Take care you all^^
Miste

2 comentários:

Raul disse...

Uma semana fantastica apesar de tudo.. uma semana que me fazia abdicar do resto das ferias para que prolongasse..

Tribo maravilhosa =D

Persephone disse...

Hello World! :O Sobre o Rover...
N me bou queixar das condições de higiene nem do calor pq até deu pra tomar banho tds os dias e tal... Para mim, as actividades (or the lack of it) foram a parte mais negativa. O acampamento tinha tudo para ser espectacular: renovação da promessa a nível mundial, uma barragem à nossa esperinha, pessoal cheio de vontade para fz fosse o q fosse, etc. e passámos horas e horas sem fazer nadinha! E o q fizemos estava mt mal organizado... Hike c 45º sem água e com maionese? HELLO?! A melhor actividade foi, sem dúvida, o grande Fogo de Conselho (talvez por termos sido nós (caminheiros) os responsábeis plo seu sucesso 8).
Anyway, está mais q visto q a melhor parte deste ACANAC foi o convívio c o pessoal dos outros clãs ;D Isso ultrapassa sp as coisas más e é por isso q estou a morrer de vontade de ir já hoje para outro Rover.

GO LEVI! (I mean... LEBI!)
*