segunda-feira, 30 de julho de 2007

ROVER 2007

Today is the greatest day.

E assim é. Hoje, dia 30, o nosso Clã e todo o nosso Agrupamento parte para Idanha-a-Nova. Não é o nosso primeiro ACANAC. Com um Clã que, todo ele, conta com 10 ou mais anos de escutismo, é possível partilhar memórias de ACANUC's, ACAREG's do Porto e da Madeira, outros ACANAC's, Roverway's e todos aqueles acampamentos de Agrupamento e de Secção. Mas nenhum deles teve o peso de 100 anos, e este terá, pois nenhum de nós viverá de novo um festejo do centenário do escutismo. Podemos apenas desejar que os nossos filhos, ou provavelmente os nossos netos, tenham o prazer de experimentar o escutismo e de festejar um segundo centenário. Como valores mais altos se levantam (tenho que ir fazer a minha mochila), vou parar com as minhas palavras e dar-vos as de outrém. Apenas algumas, pois a mensagem foi longa, mas há partes que não posso deixar de realçar:

Mensagem do Chefe da IVª - Domingo, 29 de Julho de 2007

Meus Caros Caminheiros, Companheiros e Dirigentes:

(...)
Na fase final do processo educativo não formal que nos é proposto, os caminheiros e companheiros nas suas actividades, experimentam e vivenciam momentos únicos e quantas vezes inexplicáveis para quem não sente cá por dentro o fervilhar desta magnífica fraternidade.

(...)
São jovens extraordinários que nos surpreendem cada dia com iniciativas de impagável valor acompanhadas de uma sensibilidade que nos surpreende num mundo cada vez mais desafiante que oferece de forma quase ostensiva o pronto a consumir, o facilitismo desvirtuador e o efémero em fundos quase virtuais.



(...)
No Rover do Acanac ou nas nossas unidades vamos ter um tempo em que estaremos todos ligados de uma forma mais real á vasta fraternidade de Rovers do Mundo: o momento da Renovação Mundial da Promessa Escutista. Pensemos naqueles breves momentos porque aqui estamos, o que queremos daqui levar e de que forma podemos dar um pouco mais de nós, porque cada um de nós faz a diferença, porque cada um de nós tem um rico e imenso Mundo para partilhar na adversidade e na realização na alegria e na tristeza e porque só assim faremos os outrs felizes, porque só assim seremos nós próprios felizes.

QUE MELHOR FORMA DE COMEMORAR BP ?
José Carlos Santos
Chefe do Departamento Nacional da IVª

Take care you all^^
VEMO-NOS NO ROVER
Miste