quarta-feira, 21 de março de 2007

PROMESSAS


Prometo pela minha honra e com a graça de Deus fazer todos os possíveis por:
- Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria;
- Auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias;
- Obedecer à Lei do Escuta.

A isto nos compretemos, sobre isto jurámos, nisto meditámos durante dias. Lobitos, Exploradores, Pioneiros e, nós, Caminheiros, agora é tempo de honrar esta Promessa e fazer com que sejamos todos os dias dignos do lenço que usamos desde Domingo.

A habitual tarefa de hastear as bandeiras foi feita com especial agrado e antecedida de uma forte e determinada demonstração dos gritos dos nossos Bandos, Patrulhas e Equipas. Quanto à cerimónia, que mais acrescentar ao que já se sabe? Músicas que escolhemos a dedo por serem especiais para nós, um violino que para mim faz toda a diferença, uma Igreja cheia de gente que se estendia até à porta, pois todos queriam assistir às investiduras dos Escuteiros do 1114. E foi assim, ainda que durante mais de hora e meia, que não nos cansámos, mas aproveitámos cada momento. É certo que para combater o cansaço em muito ajudou o canto francês do Rui, os risos da Joana ("DIZ-ME QUALQUER COISA, DIZ-ME A PRIMEIRA FRASE!!"), os "Alertas!!" dos Exploradores e outras tantas peripécias que sempre acontecem em todas as Promessas. Mas, mesmo sem esses momentos não seria o cansaço que nos ia distrair do nosso intuito.

Fizemos Promessa, somos Caminheiros. E nada sabe tão bem como ouvir o Chefe dizer que, a partir daquele momento, fazemos parte da grande família de Caminheiros do CNE.

Depois da cerimónia, vem a festa. Almoço, muitas e muitas e muitas fotografias, entrega de insígnias, rosas brancas, dança, gritos, piadas e muita canção. E à boa maneira da IVª, um cinema a seguir. Se entrar com o meu Clã e com 3 Pioneiros, todos fardados a rigor, pelo Arrábida Shopping, investidos após muitos meses de espera, para comer pipocas e ver um filme não é a melhor sensação do mundo, então não sei qual será, pois nada paga o prazer de sabermos que fazemos parte de algo que não se irá desfazer com o tempo, que existe porque todos acreditam no seu sentido e que, sobretudo, não tem vergonha de admitir o que é e o que representa: o Escutismo ao seu melhor nível. E isso inclui a farda.

Despertou de um Sonho by Agrupamento 1114


Take care you all^^
Lince Astuto

aka Diana Sá

3 comentários:

Licas disse...

ah carago grande fds q foi xD
fzer a promessa d caminheira foi algo d mt especial, e mt por causa do grande cla q nós temos :P
a equipa mandela domina
a equipa lennon domina
o chefe augusto domina
o cla 117 DOMINAAAAAAAAA

e sim, fazer a promessa c a joana por perto foi do melhor, nnc me tinha rido tanto xD

forte canhota caminheiros***

Perse aka Sandra disse...

N há maneira de explicar o q se sente qd se faz a promessa. N é só a de caminheiro, todas têm a sua importância ms qd s tem a noção do q se faz, as coisas têm outro sentido. E dp de tanto tempo à espera do grande momento, ter um lenço vermelho ao pescoço é, como diria o Rui Veloso, MUITA EMOÇÃO CARAGO! Gostava de saber mostrar o orgulho que sinto em ter passado plas 4 secções, a sensação fantástica q tho cada vez q olho prá mha camisa e vejo as 4 insignias, uma de cada cor. Ms só dá pra explicar a quem tb as tem, e ness caso nem preciso d explicar pq já sabem cm é. Enfim... é mt bom ter uma coisa assim importante na vida ^^
AH! Dp tb há a parte de tdos os lobitos e exploradores (e pioneiros tb ms esses já nos conhecem há mt tempo) saberem o nosso nome, delirarem cda vez q lhes dizemos olá... É mt bom ;D
Quem está de fora n sabe o q perde.

E agr tho q parar c isto pq daqui a 1 horinha (+-) tenho q ir pra mha primeira actividade de lenço vermelho ;D~~~~

**

Sofia disse...

Ser caminheiro é mm uma sensação única e tem um significado mt especial p cd um de nós... P mim k começei o meu caminho escutista nos lobitos é um passo mt importante, + do k kl outra das promessas k fiz até hj pk tenho mt mais noção do k implica... enfim vcs sabem do k estou a falar xD

E agora tenho de ir... tá na hora da nossa 1ª actividade c lenço vermelho*

Obrigada a este grande clã por tds os momentos.