sábado, 7 de novembro de 2009

PASSAGENS DE SECÇÃO

Jesus é o Chefe que tem uma palavra a dizer a todos os Escuteiros.
Falará aos Lobitos, que na Alcateia convivem na alegria e na natureza descobrem as maravilhas da criação.
Terá uma palavra a dizer aos Exploradores, para lhes iluminar as experiências de vida com uma nova luz.
Convidará os Pioneiros a optar definitivamente por Ele, sendo os primeiros quando se trata de servir.
E aos Caminheiros indicará novos rumos e dirá que precisa deles para a construção do seu reino.

Ser Caminheiro nos rumos do Homem-Novo.

Agora que entraste para a IVª, prepara-te para ouvir as palavras Homem-Novo várias vezes por dia. Vais descobrir que este Homem-Novo também pode ser uma mulher, também pode ser um velho, porque o Homem-Novo foi a maneira que S.Paulo encontrou para nos mostrar que todos os homens (e mulheres!) podem mudar, romper com o passado e com a escravidão e tornar-se diferentes, um exemplo para o mundo.

Ser construtor de um mundo novo, caminhando no amor.

Se achas que se pode construir algo sozinho, enganas-te. Aqui no nosso Clã, o mundo constrói-se a 10, a partir de agora a 11. É isso que quer dizer caminhar no amor, é construir juntos e não cada um para seu lado.

No Projecto Pessoal de Vida, sonhamos cada dia o amanhã que queremos de esperança decidida.

Prepara-te também para ouvir a sigla PPV muitas vezes no futuro. Não, não é nenhum termo político, não é um tipo de material de construção. É a linguagem do caminheiro para traduzir um grande projecto que é o teu, o teu Projecto Pessoal de Vida que vais ter oportunidade de delinear com a nossa ajuda e do nosso Chefe. Também nós vamos fazer o nosso, para que estejamos todos a remar na mesma direcção.

E partilhar na Carta de Clã os nossos rumos.

Mais uma coisa singular dos Caminheiros. Esta Carta não tem selo e nem sequer vais aos Correios. É feita por nós e fica connosco. Nela se espelham os nossos objectivos não só para os Sábados, mas para toda a vida.

Prosseguem aventuras de encontros do Homem com Deus na História.

Quantas vezes te podes gabar de te teres encontrado com Deus? Muitos jovens da nossa idade dirão “Nenhuma” ou simplesmente “Não faço a mínima ideia”. Mas nós garantimos, cada vez que passas uma noite na Drave e sentes todo o mundo ali concentrado naquele silêncio, cada vez que escreves o teu PPV sozinho numa sala (normalmente na já habitual “Casa das Freiras” no Porto), em cada manhã antes de um grande acampamento, quando pões o lenço vermelho ao pescoço ainda em casa (lá pelas 6h da manhã), esses momentos são pequenos encontros com Deus. E eu sei disso porque sinto-o perto de mim de todas as vezes.

A exigir a coragem de rupturas de que a cruz no mundo grita a memória.

Não se é caminheiro sem coragem. Não é fácil abdicar de todas as tardes de Sábado em prol de um movimento que a maior parte dos teus amigos nem sequer compreende bem o que é. Não é fácil explicar aos nossos pais porque é que de repente aos sábados nunca temos nada para estudar e já estamos a vestir a farda. Não é fácil explicar que não podemos ir passar aquele fim-de-semana fora com os amigos (“Desculpa, mas tenho um acampamento de Escuteiros!”). E não é fácil lutar por valores quando todo o mundo parece ir na direcção contrária. Mas é a isso que se chama fazer a diferença e nós queremos fazê-la todos os dias.

Passaram muitos anos e 4 secções e continuas Escuteiro. Porquê?

1 comentário:

LinceActivo disse...

Mas que belo!

Infelizmente não tive presente mas estou a ver que andaram a arrasar LOL :)