domingo, 16 de novembro de 2008

Noite de São Martinho

Queria falar um pouco sobre três provérbios populares criados na noite de ontem, porque nunca os ouvi em mais lado nenhum. São eles:

  • Tem aqui arroz até vir o Xico.
  • Quem trabuca não manduca.
  • Hó chefe ponha-se a andar que já é casado.

Em primeiro lugar um bem aja ao Xico, que se pisar a linha o provérbio passa a ser “Tem aqui Xico com arroz até vir o Raul”. Em segundo lugar, “é o que eu tenho a dizer” (Chalana).

O segundo provérbio acho que se deveria chamar, algo do género, “quem trabuca não manduca sem pagar”. Porque? Porque é uma metáfora estúpida que nem sequer faz sentido.. ou faz? Hum.. fico “arreliado” quando me presenteiam com estas coisas. Eu qualquer dia contrato uma empregada e ainda a obrigo a pagar para trabalhar para mim, porque sou VIP. Faz sentido, não faz? Só à custa disso acho que andam por ai uns alguéns que nos devem para ai 3.10€.

“Hó chefe ponha-se a andar que já é casado”, eu não vou explicar mais do que isto sobre o provérbio, vou sim explicar a sua origem. “Onte” o Marcus foi fazer uma coisa qualquer para cima de um palco, como ele diz, “na vila das Antas”. Sobre a parte das “Antas” só tenho uma coisa a dizer: a Ágata é que foi cabeça de cartaz, agora pensa nisso. Voltando ao tema, o problema é que o rapazote não foi para lá sozinho… levou duas pinchonas com ele, que tinham quase tanta roupa como eu quando vim ao mundo! Outro aparte, pinchonas “se me estão a ouvir” digam-me o que tomaram para não terem frio que nós vamos para a Islândia e também gostávamos de não ter frio, e tenho a certeza que não foi a comerem sopa que ficaram sem frio. Continuando, e tentando dar-vos um imagem do que era aquele palco, vamos pegar no nome do artista e dividi-lo e fica algo do tipo “Marcus = Mar de …”. Agora põe-se à mistura música com letras “treme treme que treme”, mais uns pinchos no palco e eis que então se ouve “Hó chefe ponha-se a andar que já é casado”! Só para não haver dúvidas, “chefe” foi o nome fictício arranjado para não ser possível identificar o indivíduo de qualquer forma.

Pretendo agora deixar uma parte intelectual,


Boa semana


4 comentários:

Anónimo disse...

Oh eu axo que a tua vocação não é ser Engenheiro, mas sim cronista, ou poeta, ou outra coisa qualquer, mas engenheiro...
Opá tá demais.

Miste disse...

Sem dúvida.
E ainda estou revoltada por ng conhecer o "até bir o Xico!!".
Acho indecente.

:O

Anónimo disse...

N tive tempo para ver o video mas fica p outro vinda xD LOL

Bem, tás mt espirituoso mwahahah

Pode ser um engenheiro/cronista :P

Anónimo disse...

*outra