sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

BADEN-POWELL

Primeiro, deixem-me fazer uma batota e pôr a data de 22 de Fevereiro de 2008 como sendo a original deste post. Hmm, já está.

Hoje é portanto o dia dedicado ao fundador de tudo o que justifica a existência deste blog, o fundador do Escutismo portanto. E ele dá pelo nome de Sir Robert Stephenson Smith Baden-Powell of Gilwell. Vê-se logo pelo "Sir" que é gente de classe, de gabarito, e como se isso não bastasse, ainda por cima é "of Gilwell", como quem diz, é nobre e tem um nome todo autista (esta foi dedicada à Vera, poucos perceberão).

Mas não é pelo nome que ele merece ter um dia dedicado a ele. Já aqui tinha falado uma vez nesta coisa de haver dias dedicados a pessoas. Acho muito bem que se dedique o dia 25 de Dezembro a Jesus Cristo que ele bem mereceu, assim como merece que lhe dediquemos também a Páscoa, a Sexta-Feira Santa e todos os Domingos. Mas fora Ele, quem decide os merecedores de dias especiais? Há uns tempos falei aqui no S.Jorge e ainda hoje não sei se, caso ele fosse auscultado sobre o assunto, se concordaria com ter um dia só para si. Também não sei se BP sente especial orgulho no dia 22 de Fevereiro como Dia do Fundador, provavelmente preferiria que houvesse um Dia do Escutismo. Mas quem atribui os dias às pessoas assim não quis, portanto manda o calendário que hoje celebremos o dia da pessoa a quem devemos a alegria de todos os Sábados, de todos os acampamentos de Verão e no fundo do dia-a-dia, porque o Escutismo está presente em todos os dias, pelo menos nos meus.

Agora ficava bem chapar aqui a biografia de BP e até a última mensagem que ele nos deixou, mas deixo isso para todos os outros blogs e sites escutistas que com certeza já o terão feito. Fica só a imagem que, também segundo a Vera (estás a ter muitas referências hoje pá) é como um olhar e vale mais que mil palavras.
Take care you all
PS: Joana, depois disto se não comentas tás feita! :O

3 comentários:

Raúl disse...

Apesar de não podermos ser iguais ou muito parecidos com BP, pois são tempos diferentes vamos seguir sempre os mesmos princípios.

Anónimo disse...

E porque qd sentimos que temos alguma coisa a perder andamos na linha, depois de ver uma ameaça bem clara cá estou eu a comentar. Não é só a minha cabeça que está em perigo mas a sobrevivência do blog..e prova de que "quem tem rabinho tem medo" para além da minha vsita também (até) o raúl postou no blog :O
Acho que nos resta honrar os sábados (e viver todos os outros dias segundo os mesmos princípios) que B.P. e nós ficamos logo mais...escuteiros.

Persephone disse...

LOOL. Q d+, é msm inédito. Só bais lá c ameaças, oh Joana. E o Raúl já fala a sério e o carago (:X) 8) O dia de BP a mim só me faz lembrar o acampamento do ano passado, em Braga. N sei mt bem pq, ms sei q dava td pra lá voltar com os nossos caminheiros nobinhos em folha, claro!
GO BP
GO BP
GO, GO, GO BP!
*