quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

THE SCOUTING WAY OF LIFE



E que melhor dia que o dia 22 de Fevereiro, Dia do Fundador, para fazer o primeiro post deste blog? Nenhum, por certo.

Nestas alturas, há sempre vários textos que se lembram: a biografia de BP, a última mensagem do Chefe ou qualquer outro texto que exalte a importância do Escutismo nas nossas vidas. Como tenho a certeza que todos os escuteiros conhecem já de cor a vida do seu fundador e já ouviram várias vezes a última mensagem por ele deixada, não vou repetir nenhuma dessas coisas. Vou antes celebrar por escrito o fantástico da vida de escuteiro.

Acredito que a minha vida teria sido completamente diferente se não tivesse eu aderido a este movimento quando tinha 9 anos. Falham-me algumas memórias do meu passado mas a do meu primeiro dia nos Lobitos sei que nunca se esbaterá, pois representa o início de uma vida com sentido, com um ideal, com um objectivo. É impossível, por muito que tente, explicar tudo o que vivi no ano que passei nos Lobitos, nos 4 anos em que vivi o escutismo ao mais puro nível nos Exploradores, nos inacreditáveis 4 anos de juventude Pioneiro e neste primeiro e comprometido ano de Caminheira. Creio que falo por todos no nosso Clã, que é um Clã constituído na sua maioria por escuteiros que vivenciaram as 4 secções, quando digo que cada secção tem o seu brilho, o seu encanto e a sua importância indiscutível em certa idade. E espero, porque confio na fórmula infalível do jogo escutista, que o Caminheirismo me torne na pessoa comprometida, no Homem Novo, no jovem responsável e idealístico que quero ser. E que me torne também, porque o Escutismo carrega sempre esse sentimento, feliz.

É caso p'ra dizer, citando a famosa canção que está presente em todos os acampamentos...

Se eu não fosse um Escuteiro o que é que eu seria?

Canhotas! And take care^^
Lince Astuto

2 comentários:

Anónimo disse...

Once you're in, there's no way back. Nem sequer consigo imaginar como seria a minha personalidade, quem seriam os meus amigos, o que teria feito nas tardes dos últimos 500 Sábados, enfim... como seria a minha vida "se eu n fosse escuteira". E há q aproveitar o dia para agradecer ao senhor q tev esta grande ideia. GO BP! Have a great day wherever u are ;D
And that's it, já disseste tudo :O resta-me assinar por baixo!

MeninaLua disse...

Passatempo "O que é ser Escuteiro?"

VAMOS CELEBRAR O CENTENÁRIO DO ESCUTISMO COM FOTOS, VÍDEOS, MENSAGENS E BLOGS!

O Portal Sapo associa-se às celebrações do centenário convidando todos a participar no passatempo:

“ O que para mim significa ser escuteiro? "

Para isso contamos com a vossa colaboração. Queremos reunir fotografias, vídeos, mensagens (textos) e blogs de todos.

O passatempo começa no dia 22 de Fevereiro (dia de Baden Powell) e termina a 23 de Abril (Dia de S. Jorge).


Os prémios são fantásticos!

A melhor foto, o melhor vídeo e o melhor blog recebem um computador portátil! O melhor texto recebe um ipod.

As candidaturas podem ser individuais ou colectivas (máx. 3 elementos).

Como participar:

Com Fotos:
O Fotos SAPO lança um novo desafio fotografar: “ O que para mim significa ser escuteiro”.

Para participar é simples, basta seguires os seguintes passos:

1. Ter um email SAPO (caso ainda não tenhas cria no site)
2. Enviar as fotos para o Fotos SAPO (caso não tenhas ainda conta, pode criar uma aqui)
3. Adicionar as tags (títulos) centenarioscouts + nome do seu concelho às fotos sujeitas a concurso. Exemplo: "centenarioscouts almada " (As tags devem ser separadas por um espaço)
4. Todas as fotografias com a Tag centenarioscouts + nome do concelho serão automaticamente submetidas ao passatempo e avaliadas.

Com Vídeos:
Para introduzir um vídeo no passatempo sobre o tema “ O que para mim significa ser escuteiro” :

1. Tens de ser utilizador registado do SAPO Vídeos (regista-te aqui com um email SAPO).
2. Faz upload do teu vídeo de acordo com as instruções que encontra no Sapo Vídeos.
3. Adicionar a tag "centenarioscouts almada" aos vídeos que queres submeter a concurso. É simples, quando estiveres a fazer upload, no campo Tags, escreve centenarioscouts e o nome do seu concelho.

Exemplo: "centenarioscouts almada " (As tags devem ser separadas por um espaço)

Todos os vídeos com a Tag centenarioscouts + nome do concelho serão automaticamente submetidos ao passatempo e avaliados.

Com Textos:
Para participar com um texto sobre o tema “ O que para mim significa ser escuteiro” deves colocar um post no blog http://escutas.blogs.sapo.pt/


Com Blogs do SAPO:
1. Os Blogs devem ser criados pelos agrupamentos. Para criares um novo Blog clica aqui.
2. Os agrupamentos criam um blog oficial, identificando claramente a sua proveniência.
3. Blog é uma página Web com artigos datados e ordenados cronologicamente.
4. O concurso está aberto a Blogs criados em 2007, desde a data de abertura do concurso e durante o período de 2 meses. Tendo início no dia 22 de Fevereiro até 23 de Abril.
5. Um Blog deve disponibilizar conteúdos texto ou multimédia relacionados com a história do agrupamento, actividades, participação em eventos internacionais, promovendo também o diálogo entre agrupamentos.
6. O período de dinamização do Blog terá a duração de 2 meses.
7. Para participar deves enviar para o email sapoblogs@sapo.pt o URL do Blog criado para o efeito, juntamente com o nome do representante do agrupamento e o seu respectivo e-mail.


Boa Caça!

[http:escutas.blogs.sapo.pt]