segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

ÍDOLOS

A representação da IVª Secção nos Ídolos do Agrupamento 1114.
Créditos do programa para os Exploradores ;)



Tá claro que ganhámos né!!
:D

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

sábado, 7 de novembro de 2009

PASSAGENS DE SECÇÃO

Jesus é o Chefe que tem uma palavra a dizer a todos os Escuteiros.
Falará aos Lobitos, que na Alcateia convivem na alegria e na natureza descobrem as maravilhas da criação.
Terá uma palavra a dizer aos Exploradores, para lhes iluminar as experiências de vida com uma nova luz.
Convidará os Pioneiros a optar definitivamente por Ele, sendo os primeiros quando se trata de servir.
E aos Caminheiros indicará novos rumos e dirá que precisa deles para a construção do seu reino.

Ser Caminheiro nos rumos do Homem-Novo.

Agora que entraste para a IVª, prepara-te para ouvir as palavras Homem-Novo várias vezes por dia. Vais descobrir que este Homem-Novo também pode ser uma mulher, também pode ser um velho, porque o Homem-Novo foi a maneira que S.Paulo encontrou para nos mostrar que todos os homens (e mulheres!) podem mudar, romper com o passado e com a escravidão e tornar-se diferentes, um exemplo para o mundo.

Ser construtor de um mundo novo, caminhando no amor.

Se achas que se pode construir algo sozinho, enganas-te. Aqui no nosso Clã, o mundo constrói-se a 10, a partir de agora a 11. É isso que quer dizer caminhar no amor, é construir juntos e não cada um para seu lado.

No Projecto Pessoal de Vida, sonhamos cada dia o amanhã que queremos de esperança decidida.

Prepara-te também para ouvir a sigla PPV muitas vezes no futuro. Não, não é nenhum termo político, não é um tipo de material de construção. É a linguagem do caminheiro para traduzir um grande projecto que é o teu, o teu Projecto Pessoal de Vida que vais ter oportunidade de delinear com a nossa ajuda e do nosso Chefe. Também nós vamos fazer o nosso, para que estejamos todos a remar na mesma direcção.

E partilhar na Carta de Clã os nossos rumos.

Mais uma coisa singular dos Caminheiros. Esta Carta não tem selo e nem sequer vais aos Correios. É feita por nós e fica connosco. Nela se espelham os nossos objectivos não só para os Sábados, mas para toda a vida.

Prosseguem aventuras de encontros do Homem com Deus na História.

Quantas vezes te podes gabar de te teres encontrado com Deus? Muitos jovens da nossa idade dirão “Nenhuma” ou simplesmente “Não faço a mínima ideia”. Mas nós garantimos, cada vez que passas uma noite na Drave e sentes todo o mundo ali concentrado naquele silêncio, cada vez que escreves o teu PPV sozinho numa sala (normalmente na já habitual “Casa das Freiras” no Porto), em cada manhã antes de um grande acampamento, quando pões o lenço vermelho ao pescoço ainda em casa (lá pelas 6h da manhã), esses momentos são pequenos encontros com Deus. E eu sei disso porque sinto-o perto de mim de todas as vezes.

A exigir a coragem de rupturas de que a cruz no mundo grita a memória.

Não se é caminheiro sem coragem. Não é fácil abdicar de todas as tardes de Sábado em prol de um movimento que a maior parte dos teus amigos nem sequer compreende bem o que é. Não é fácil explicar aos nossos pais porque é que de repente aos sábados nunca temos nada para estudar e já estamos a vestir a farda. Não é fácil explicar que não podemos ir passar aquele fim-de-semana fora com os amigos (“Desculpa, mas tenho um acampamento de Escuteiros!”). E não é fácil lutar por valores quando todo o mundo parece ir na direcção contrária. Mas é a isso que se chama fazer a diferença e nós queremos fazê-la todos os dias.

Passaram muitos anos e 4 secções e continuas Escuteiro. Porquê?

terça-feira, 25 de agosto de 2009

OPEN UP

Foi-me pedido que escrevesse algo sobre o Roverway 2009. Porque merecia um post incrível, que tentasse chegar aos calcanhares de uma actividade que foi única, pela razão óbvia de que, para nós, repetir uma participação numa actividade deste tipo seria algo bastante difícil, mas também porque se realizou em condições muito especiais. Merecia tê-lo, mas não tem, nem terá hoje e por ventura nunca terá porque uma aventura não se conta. Vive-se.
Cansados. Começámos e acabámos a viagem cansados. Porque ninguém merece andar 24 horas de mochila e tralhas às costas, mas há malucos para tudo, até para ir à Islândia fazer uma actividade internacional. O cansaço era tanto que havia um doido a insultar os bancos do avião.
Velkomin. Dizia uma das portas da escola onde dormimos quase meia hora, antes de partir para a cerimónia de abertura e ter o primeiro contacto com o Olli e su guitarra e a Lina. Depois do "caçado" ter ido para o palco dançar com a bandeira do king william, ouvimos o Leonardo e uma menina do rancho folclórico a apresentar os 40 países que compunham a seta que muitos de nós enviamos pelos postais.
Mountain Range Romance. Momentos fantásticos em locais também fantásticos. Houve hiking, dança, tendas partidas, estrume de cavalo, mais hiking, piscinas, hot dogs para alguns, paisagens incríveis, pepino, tomate, queijo e fiambre, geysir, música, flocos de aveia, subbuteo, mais hiking, pepino, tomate, queijo e fiambre.
Althingi. Depois de visitarmos o original, o parlamento mais antigo do mundo, fizemos parte do novo Althingi, o da juventude, da amizade, do escutismo. Sem muito vento, mas com mosquitos e algumas refeições decentes. Actividades desportivas, tradicionais e ambientais, algumas que julgávamos impossíveis de se fazerem num acampamento.
Cerimónia de encerramento. Também houve a tradicional parte do choro, do good bye que eu good fico, da troca de mails e do "would you sign my scarf?".
Faglagnir. O nosso muito obrigado à orgulhosamente portuguesa Marina Mendonça que foi excepcional connosco. Mas o primeiro prémio vai para a querida islandesa de 88 anos que nos acolheu em sua casa por pura simpatia. Houve tempo para nos perdermos uns dos outros, comer bife de baleia, mandar postais, tonos, visitar a cidade, reencontros, o Constantino, o Vasco, o Rui Miguel...
Enérgicos. Começámos e acabámos a viagem enérgicos. Aturamos mais 24 horas de viagens, mitras e as perguntas do Chefe Lucas. Mas é na boa. Afinal tínhamos vivido os melhores 10 dias das nossas vidas.

domingo, 2 de agosto de 2009

sábado, 18 de julho de 2009

DOING IT THE ROVERWAY!


Um dia vou a um Roverway.
HOJE É O DIA.
Até dia 30!
Canhotas.

sábado, 13 de junho de 2009

ARRAIAL S.JOÃO


O Clã do Agrupamento 1114 - S.Martinho de Anta convida todos os seus familiares, amigos, conhecidos e desconhecidos para se juntarem a nós neste arraial de S.João, na noite de Sábado, dia 20.


Teremos jantar de sardinhas (ou fêveras para quem quiser) bem como sobremesas, bebidas e café. A música festiva fará o resto!

Para adquirir as senhas para o jantar entrem em contacto com o nosso clã pelos números de telefone e e-mail ou directamente na nossa sede, aos Sábados à tarde.

Apareçam!
Canhotas.

domingo, 7 de junho de 2009


Saudações escutistas! :)

Realizar-se-á no dia 12 de Junho (próxima sexta-feira) um espectáculo de dança promovido pelo nosso Clã.

O evento terá lugar no auditório da Junta de Freguesia de Espinho, pelas 21h30. O preço dos bilhetes é de 3,5€ e estão à venda na Junta de Freguesia de Espinho ou entrando em contacto com o nosso Clã através no telefone 919791363.

Para além de um momento de diversão e lazer, este será também um espaço privilegiado de convivência e fraternidade entre escuteiros e a comunidade em geral.

Apareçam! O nosso Clã terá todo o gosto em receber todos os que quiserem estar presentes. Para mais informações e reserva de bilhetes, contactem-nos através do e-mail: cla.agrup1114@gmail.com.

Canhotas!!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

sábado, 25 de abril de 2009

CANONIZAÇÃO DE NUN'ÁLVARES PEREIRA

202 escuteiros portugueses na Canonização de Nun’Alvares Pereira

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português (CNE) reservou um voo charter que vai levar 202 elementos até à cerimónia de canonização do Beato Nuno de Santa Maria, patrono do CNE. O CNE organizou um concurso online a nível nacional entre todos os escuteiros do país, oferecendo ao bando/patrulha/equipa de cada secção que mais soubesse da vida do Santo Condestável a possibilidade de viajarem até Roma para assistirem à cerimónia da canonização ao vivo.

Além dos vencedores do concurso, viajam todos os que desejavam celebrar com Bento XVI este momento tão importante para o CNE, conforme explica Carlos Alberto Pereira, Chefe Nacional do CNE. “A ideia que presidiu a decisão foi encontrar uma solução que permitisse aos escuteiros que quisessem viver este momento ímpar da canonização do Patrono do Escutismo Católico Português, sem que o seu orçamento familiar fosse muito sobrecarregado”, diz.

A canonização deste santo que serve de referência e de modelo a todo o CNE é um momento que será vivido por todos os escuteiros de forma muito intensa. “Esta canonização de Nuno Álvares Pereira é um momento marcante pois ele é o Patrono do CNE, é um modelo de vida incontornável no processo educativo que o escutismo oferece aos jovens. É verificar que o nosso Patrono é adoptado pela Igreja Universal como referência de modelo de vida. É, em última instância, validar e consolidar a opção tomada pelo Escutismo Católico Português, desde a sua fundação, de se identificar com as virtudes de Beato Nuno de Santa Maria”, defende Carlos Alberto Pereira.

A delegação do CNE presente em Roma partirá no voo charter às 6h da manhã de sábado, dia 25 de Abril e regressará ao final do dia de domingo, dia 26. O programa da estadia lá inclui, além da participação na eucaristia de domingo, a participação, dia 25, na oração na Basílica de São Paulo Fora de Muros, pelas 10h30, e na Vigília na Basílica de Santo António dos Portugueses, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, pelas 21h00.

O Corpo Nacional de Escutas é a maior associação juvenil portuguesa, inserida e enquadrada no maior movimento juvenil mundial. Em Portugal conta com um efectivo de 60 mil jovens e de 9 mil adultos. É uma associação de juventude sem fins lucrativos, não política e não governamental, destinada à formação integral de jovens dos 6 aos 22 anos de idade, baseado na adesão voluntária a um quadro de valores expressos na Promessa e Lei escutistas, através de um método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade. Está implantado através de mais de 1000 agrupamentos espalhados por todo o continente e regiões autónomas.

in http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia_all.asp?noticiaid=72227&seccaoid=3&tipoid=242

quinta-feira, 23 de abril de 2009

DIA MUNDIAL DO ESCUTISMO

"O objectivo é termos cidadãos úteis"
por HERMANA CRUZ


Quando se fala em escuteiros, pensa-se logo em acampamentos e muita música ao redor de uma fogueira. Mas o escutismo não é só isso. É muito mais. "O nosso objectivo é termos cidadãos úteis, responsáveis e com valores cristãos, integrados na sociedade", sublinha o chefe de agrupamento Nuno Fontes, do Agrupamento 676 Cristo Rei, que funciona em instalações cedidas pelo Seminário Redentorista de Cristo Rei, em Vila Nova de Gaia.

Criado há 27 anos, o Agrupamento 676 tem 110 elementos, com idades compreendidas entre os seis e os 77 anos. Participa "activamente na comunidade cristã" e faz muito voluntariado, desde o acompanhamento de idosos em viagens, a peditórios e recolha de cabazes para distribuir pela população mais carenciada. "Há aqui uma tentativa de deixar o mundo um pouco melhor do que aquele que encontramos", refere Isabel Silva, chefe-adjunta da II Secção.

O Agrupamento 676 até faz acampamentos. Normalmente, no final de cada projecto. No caso dos "lobitos", a secção mais jovem dos escuteiros (com crianças dos seis aos dez anos de idade), o projecto chama-se "caçada" e dura três meses. "Imaginemos que o objectivo da caçada é apresentar diversas profissões. Durante três meses, os lobitos vão conhecer o que cada profissão faz e vão fazer jogos que têm a ver com o dia-a-dia de cada profissão. No fim, é o acampamento para mostrar o que cada um aprendeu durante a caçada", explica Nuno Fontes.

As secções mais velhas acampam em Drave, na Serra da Freita (Arouca). "É um espaço de reflexão, sem luz, nem televisão, onde se constrói as coisas que vamos usar e precisamos", revela Nuno Sousa, um "caminheiro" (secção dos 17 aos 22 anos de idade), que está no Agrupamento 676 desde os seis anos de idade.

Mas o acampamento é apenas o culminar de um processo. O dia-a-dia de um escuteiro é de aprendizagem. "Às vezes, passamos a semana inteira a trocar mails para organizar o que queremos fazer", diz com entusiasmo Nuno Sousa.

"Tudo o que levam daqui tem alguma utilidade em casa", garante Isabel Silva. Foi o que aconteceu com a última tarefa dos exploradores e dos caminheiros, que foram à Lipor conhecer o processo de triagem de resíduos sólidos urbanos, no âmbito de um projecto de consciencialização ambiental. Depois, fizeram cartazes a mostrar o que aprenderam na visita.

Daí que Nuno Fontes afirme: "O escutismo é o jogo mais sério que algum de nós vai jogar na sua vida". E a procura tem vindo a aumentar, até porque, como revela o chefe de agrupamento, "o escutismo está a ser recomendado por psicólogos para as crianças aprenderem regras e valores".

in http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1209402

segunda-feira, 13 de abril de 2009

PROMESSAS


















On my honor I will do my best
To do my duty to God and my country and to obey the Scout Law;
To help other people at all times;
To keep myself physically strong, mentally awake, and morally straight.


Convidam-se todos os leitores deste blog, se é que há algum que não seja escuteiro do 1114, a estarem presentes nas Promessas do nosso Agrupamento: dia 17 de Abril pelas 21h na Vigília de Oração e dia 18 de Abril pelas 18h30 nas Promessas, as originais. Tudo isto terá lugar no teatro dos sonhos, a Igreja Matriz de Anta, e como é já tradição há mais de uma dezena de anos, a seguir às Promessas haverá um jantar convívio no Salão Paroquial.

Aparece, traz comida e um amigo! E comida para o teu amigo!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

DE VOLTA DA DRAVE

E já estamos outra vez em casa, em Anta, que assim dito parece tão curto e eu gostava mais que se chamasse oficialmente S.Martinho de Anta. Bem, estamos em casa depois de 3 dias na BNIV. A mim soube-me (MUITO) a pouco porque 3 dias mal chegam para inspirar a Drave, mas não há calendário que resista às nossas vidas de trabalho. E 3 dias são melhores que nada.

Partimos separados, 5 à tarde e 5 à noite. Eu apanhei a primeira carreira e portanto fui das primeiras a dar de caras com o Bicho que nos ia levar lá abaixo. Foi uma viagem emocionante, fizemos algumas nódoas negras e pensámos que íamos morrer 2 ou 3 vezes. Tudo normal e nada de novo, ainda nos esperavam 2 subidas e 2 descidas bem íngremes para conseguirmos levar todo o material para a aldeia, e a montagem das tendas. Não estávamos era à espera de nos encontrarmos completamente sozinhos e sem o staff para nos indicar as regras do jogo. Mas ainda bem, afinal era isso mesmo que queríamos e o que tínhamos conseguido durante 4 dias da outra vez. Aposto que os espanhóis que lá aterraram de pára-quedas e que não falavam nem inglês nem português também não estavam à espera mas somos todos escuteiros portanto não houve quem não se desenrascasse.

Era já noite cerrada quando a Vera irrompeu pela porta da Casinha de vara na mão, acabadinha de fazer toda a viagem desde Anta e a declamar "VOCÊS SÃO MAZÉ DOIDOS PÁ!!" ou "NUNCA MAIS CÁ VOLTO!!". Passou-lhe depressa e ficámos à volta da mesa durante horas a contar as nossas habituais histórias da semana, os vídeos do YouTube do Raúl, as peripécias da Joana e a relembrar acampamentos antigos. É sempre o que fazemos quando nos vemos todos à volta da mesma mesa.

A noite passou-se bem (para os que apanharam a parte plana da tenda) e no dia seguinte fizemos a nossa manhã de serviço. Plantámos umas 60 árvores e rezámos 2 ou 3 vezes para que os javalis não as comessem (duvido). Antes do almoço fomos ao lago, quem teve coragem para tal, e depois dele rumámos a Regoufe, naquele que é para mim dos melhores percursos que já fiz pela beleza da paisagem que nos atinge como se nos estivessem a abanar a cabeça. Fico sempre de boca aberta e percorre-me sempre o pensamento de como sou sortuda (abençoada é mais a palavra mas pode soar demasiado cristão e há quem não fale essa língua). Penso nas pessoas que conheço e que não são escuteiras e sei que nunca terão visão igual. E mesmo que as imagine lá, nao vejo maneira de apreciarem aquela beleza, nem sequer de chegarem inteiras àquela montanha, porque estas vitórias e estes pontos altos conquistam-se ao longo dos anos com muito treino. Não só treino de montanha, até porque esse confesso que nem tenho tanto assim, mas treino de perserverança num objectivo, em ignorar o cansaço, em ter gosto por fazer coisas que dão uma satisfação que não se traduz em objectos, nem em euros nem sequer em qualquer tipo de reconhecimento. Traduz-se em alegria, em sentimentos que não se podem explicar aos leigos e sobretudo no enorme feito de olhar em volta e ver que são sempre as mesmas pessoas que estão comigo no cimo das montanhas. Durante 12 anos, mudam os sítios, as condições, as idades, mas seja no mais alto monte da Madeira entre a falésia e a ladeira, seja nos 43º dos descampados de Idanha-a-Nova, estejamos ou não munidos de atum e bolachas maria nos campos de Sta. Margarida, até mesmo em situações de emergência na Serra da Estrela ou, espero eu, no meio de um glaciar islandês, a paisagem distante muda muito mas a paisagem próxima de mim é sempre a mesma, vocês e Ele.

E guardo este relatório do resto do 2º e 3º dia para as fotos que sei que falarão por si.



A frescura das Tuas fontes deixa a minha vida cheia, MINHA TAÇA A TRANSBORDAR!!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

DRAVE

Se quiserem enviar correspondência urgente nos próximos dias, façam-na entregar na Drave. É lá que estaremos.



quarta-feira, 1 de abril de 2009

terça-feira, 31 de março de 2009

A FOTO DA PRAXE

Oh oh... faltou esta!

Foto de Contingente RW09

Não sei como foi possível, mas estamos todos a mirar a objectiva!

CONTINGENTE...

E deste encontro de contingente trouxemos fotografias, frases e boa comida.

"A minha irmã dormiu pouco de ontem para ontem."
"Ei olha lá! A Figueira da Foz tem um pórtico!"
"About Roverway? The best I can Gatwick!"
"Opá passa mazé a m... do espelho e anda pá frente hóme!"
"Olá, eu sou o Raúl, sou escuteiro, estou fardado há 7 horas e ainda não baixei as meias."
"SUPER TONA!!"
"Open up your mouth!! Vais comer tubarão!"

Se se lembrarem de mais é favor acrescentar nos comentários para eu não me esquecer e quando encontrar o livro das calinadas (!) poder passar isto tudo para o papel!


Aqui ficam algumas lembranças...






















































































Irei ficar (irei ficar)
Irei seguir (eu vou ganhar)

Irei Contigo à minha frente
Gritar a toda a gente
Que sou Caminheiro!





No próximo fim-de-semana, DRAVE!
E assim me despeço.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Encontro de Contingente ROVERWAY '09

Hvenær: 28 e 29 de Março
Hvar: Seminário da Figueira da Foz
Hverjir: todos os participantes portugueses inscritos
Kosta: 0,0€

A recepção começa pelas 10h30 de Sábado e no espaço exterior teremos um local para montagem das vossas tendas, sendo que deverão trazer almoço para este dia. Todas as restantes refeições, incluindo o almoço de Domingo, serão fornecidas pela Chefia do Contingente. O Encontro terminará pelas 13h30 de Domingo. Os pedidos que dirigimos aos participantes no Encontro são:

- Trazer doces ou iguarias tradicionais para um momento de partilha e troca de realidades locais;
- Preparar e/ou apresentar animação para partilhar na Festa de Campo;
- Trazer instrumentos musicais para animação da Festa de Campo;
- Trazer prato e talheres;
- Grande dose de abraços.

Fossem todas as actividades com uma "kosta" de 0€! :D

E é aqui que estaremos nos próximos 2 dias!

OPEN UP YOUR HEART!

E já saíram as colocações do Roverway '09!!

Photobucket

Na jornada REY03 - Mountain Range Romance (GRUPO 2):

Allstar (Junák - Association Scouts and Guides, CZECH REPUBLIC)
No name :O (Movimiento Scout Católico , SPAIN)
Team Sarek (The Swedish Guide and Scout Council, SWEDEN)
FR Tabarly (Scoutisme Français, FRANCE)
Cla 117 (Corpo Nacional de Escutas, PORTUGAL)
Team Tyrone (UK Scout Association, UNITED KINGDOM)

http://www.skatar.is/roverway2009/default.asp?ItemGroupID=220&ItemID=1283

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

JORNADAS DO ROVERWAY '09

E no final eram 3...

OPEN UP YOUR HEART!
IS01 - In between the mountains

Once upon a time three troll women decided to make their own independent island and started digging through the neck of the West Fjords. For a whole night those gigantic women of determination and patriotism dove their hands into the solid brown rocks, shifting the gravel to the sides, forming three narrow fjords. But despite their firm attempt, they, just as other beings, could not defy nature and the sun rose early morning, turning the trollettes into stones, -as the bodies of trolls cannot stand sunlight and will instantly turn to stones. So the West Fjords remain attached to the mainland, the three fjords close to beheading our fatherland but not succeeding.

Isafjordur is the biggest town of the West Fjords and the most isolated quarter capital. Surrounded by steep mountains the town has an intense atmosphere with surprisingly strong art culture, such as amateur theatre, entrepreneurial initiatives and music festivals.

Feel at home in this lively sailor’s town and get involved with its culture and happenings. Get to know how people have learned to live their lives under avalance protections in narrow fjords

Other possibilities during this Journey:
- Fishing
- Sailing
- Mountain Hiking


OPEN UP TO CHALLENGES!
TOR01 - Laugarvegur hiking route

There are two Laugavegur’s in Iceland. One is the main shopping street in Reykjavík, covered with cosy cafés and old shops. The other is a well-known hiking route in South Iceland, known for its incomparable nature and the wide variety of landscapes in mere 55km.

This Journey won’t be through the different trendy designers’ shops in the Capital City of Iceland, but will focus on hiking through beautiful nature.

The starting point, Landmannalaugar Pools, is a place of great geological beauty and is simply unique for all the different environmental elements and colours.

During the hike, the Tribe will get the chance to see an ice cave, make ice cream and stay in tents under the bright evening sky of the northern hemisphere.


OPEN UP YOUR HEART!
REY03 - Mountain Range Romance

If one stands in Reykjavík and faces north, one would front a beautiful mountain range, which guards the Capital area. Mount Akrafjall and the heath Skardsheidi, who have been called the purple dreams due to their bluish colour, stand to the left. Mount Esja in the middle; most prominent of it’s peers, 914 meters tall, and to the right, the three Moskardshnukar Peaks immediately stand out, since if you view the range from Reykjavík, Moskardshnukar always seem sunny, no matter how the climate is treating you that day, due to the type of stone they’re made of, rhyolite, which is lighter in colour than the surrounding mountains.

The tribe will be staying in and around a Scout hut, under the slopes of Mount Esja and will use the possibilities that the nature and environment of the hut offer, such as:

-Strap those walking boots tightly on and hike to the top of one of the Moskardshnjukar Peaks.
-Trot down to a spectacular hidden waterfall.
-Lend a helping hand to the hut by painting a wall or building some woodwork, to give future generations of Scouts the chance to enjoy this area.
-Challenge your skin by splashing in the small brook by the hut. It’s cold but fresh!
-Hiking down the valley, taking one of the yellow (and often hydro-powered) buses to Mosfellsbaer Town and exercise your backstroke skills in the local swimming pool.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

ROVERWAY 2009

Os dias correm depressa demais para o nosso clã. Entre viagens Espinho-Porto, Coimbra-Espinho, Altos Céus-Aveiro, Aveiro-Espinho, Espinho-Espinho e outros destinos afins, vêmo-nos e desejamo-nos para não falharmos ao encontro semanal de Sábado. E não falhamos mesmo porque nunca fomos de desistir nem de inventar desculpas nem de dizer "Não dá mais, já não tenho vida para isto..." quando as dificuldades começam a apertar. Por isso, quando nos vimos adultos, universitários, integrados no mundo do trabalho, sem tempo, a viver longe de casa ou com 1001 outras responsabilidades, decidimos que estava na altura de ir a um Roverway. De marcar com um carimbo dourado esta mais-de-uma-década de escutismo, antes que seja tarde demais, antes que sejamos demasiado velhos para nos chamarmos Escuteiros.

Por isso, e depois de muitos meses de prestações, de planos e ideias passadas para o papel e afixadas na parede da Base, depois de muitas discussões sobre como esticar dinheiro, sobre como vender mais calendários que os Exploradores (missão impossível já agora), sobre como fazer 1500 canetas desaparecerem para pagar a viagem a 3 ou 4, e sobre tantas outras ideias, algumas resultando e a maior parte não, finalmente temos algo certo com que sonhar.

Completam-se hoje 11 dias desde que oficializámos o pagamento da nossa inscrição no Roverway '09 na Islândia, duma maneira bem original devo dizer (a AEP que o diga, quando viu a sua conta crescer... private joke!). Fica agora muito por dizer sobre as maravilhas de um país como a Islândia, sobre as actividades aliciantes que nos oferece este acampamento, sobre a ansiedade que todos nós sentimos só de pensar que finalmente, e 12 anos depois, este sonho vai-se realizar.

Mas o importante já está feito, deixar aqui escrito que nós vamos ao Roverway. E se algum de vocês duvidar se isto é mesmo verdade ou se esteve apenas a alucinar, venha cá ler isto que eu confirmo.

Canhotas!!