domingo, 25 de março de 2007
quarta-feira, 21 de março de 2007
PROMESSAS
Prometo pela minha honra e com a graça de Deus fazer todos os possíveis por:
- Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria;
- Auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias;
- Obedecer à Lei do Escuta.
A isto nos compretemos, sobre isto jurámos, nisto meditámos durante dias. Lobitos, Exploradores, Pioneiros e, nós, Caminheiros, agora é tempo de honrar esta Promessa e fazer com que sejamos todos os dias dignos do lenço que usamos desde Domingo.
A habitual tarefa de hastear as bandeiras foi feita com especial agrado e antecedida de uma forte e determinada demonstração dos gritos dos nossos Bandos, Patrulhas e Equipas. Quanto à cerimónia, que mais acrescentar ao que já se sabe? Músicas que escolhemos a dedo por serem especiais para nós, um violino que para mim faz toda a diferença, uma Igreja cheia de gente que se estendia até à porta, pois todos queriam assistir às investiduras dos Escuteiros do 1114. E foi assim, ainda que durante mais de hora e meia, que não nos cansámos, mas aproveitámos cada momento. É certo que para combater o cansaço em muito ajudou o canto francês do Rui, os risos da Joana ("DIZ-ME QUALQUER COISA, DIZ-ME A PRIMEIRA FRASE!!"), os "Alertas!!" dos Exploradores e outras tantas peripécias que sempre acontecem em todas as Promessas. Mas, mesmo sem esses momentos não seria o cansaço que nos ia distrair do nosso intuito.
Fizemos Promessa, somos Caminheiros. E nada sabe tão bem como ouvir o Chefe dizer que, a partir daquele momento, fazemos parte da grande família de Caminheiros do CNE.
Depois da cerimónia, vem a festa. Almoço, muitas e muitas e muitas fotografias, entrega de insígnias, rosas brancas, dança, gritos, piadas e muita canção. E à boa maneira da IVª, um cinema a seguir. Se entrar com o meu Clã e com 3 Pioneiros, todos fardados a rigor, pelo Arrábida Shopping, investidos após muitos meses de espera, para comer pipocas e ver um filme não é a melhor sensação do mundo, então não sei qual será, pois nada paga o prazer de sabermos que fazemos parte de algo que não se irá desfazer com o tempo, que existe porque todos acreditam no seu sentido e que, sobretudo, não tem vergonha de admitir o que é e o que representa: o Escutismo ao seu melhor nível. E isso inclui a farda.
Despertou de um Sonho by Agrupamento 1114
Take care you all^^
Lince Astuto
aka Diana Sá
domingo, 18 de março de 2007
CAMINHEIRO
VIGÍLIA DE ORAÇÃO
No Caminheirismo, somos todos desafiados a escolher um percurso de descoberta e de acção, e o nosso objectivo é sermos artesãos do nosso próprio mundo, por isso até na mais pequena oferta devemos ter vontade de dar tudo!!!!!
Patrícia Barros
sábado, 17 de março de 2007
COUNTDOWN
Take care you all^^
Lince Astuto
domingo, 11 de março de 2007
A VARA BIFURCADA
A ordem de trabalhos era: pôr tudo cá pra fora! As in pegar em TUDO o que estava na nossa Base e expôr à porta da nossa Sede para apanhar o ar de Março. Depois de vazia, demos largas à nossa brilhante imaginação e o que se viu foi um pórtico (vá lá, uma entrada) que ficou um espectáculo. Pelo menos nós assim o achamos. Mas, como isso ainda não era suficiente para o que tínhamos planeado, pegámos em tintas e pincéis e pintámos a nossa mesa, aquela à volta da qual o Clã se reúne todos os Sábados. Achámos também por bem passar a nossa Carta de Clã para um enorme papel de cenário e espetar com ele na parede da nossa Base, para depois chegar à conclusão que uma Carta como a nossa dá a volta inteira à nossa Base, por isso fica exposto apenas o que a parede permite. Feito isto, encomendaram-se pizzas e, como éramos 10 Caminheiros, 3 familiares (e meia) satisfizeram a nossa fome de gente trabalhadora. E resignámo-nos a dedicarmo-nos ao maior propósito desse dia: cortar as varas para os noviços. Partimos para o pinhal da mui nobre Nave Desportiva de Espinho (ou será de Anta?) mas não sem antes pararmos em casa da Sandra for supplies and photos :O à boa maneira do 1114. Mas no pinhal, a história foi outra... Parecíamos saídos de um freak show, a avaliar pela salutar conversa da Joana com os pássaros do sítio e do espectáculo que ela deu a quem teve a honra de ouvir o famoso berro "SEGUE A MINHA VOZ!!". Eu sei que quem lá não esteve não sabe do que estou a falar, por isso vou parar com as palavras e ficar-me pelos vídeos. Ah, btw, resultado final? Varas bifurcadas de sobra para todos os Clãs do Núcleo.
sábado, 10 de março de 2007
VOCÊS TAMBÉM MERECEM
quinta-feira, 8 de março de 2007
DESAFINA POR MIM
Estes vídeos não podem dar a ninguém que os veja nem sequer uma pequena ideia do que foi o nosso espectáculo Desafina Por Mim, uma paródia aos decadentes programas da então actualidade da televisão portuguesa, personificados no tão singelo Canta Por Mim da nossa mui amada TVI.
Este então foi Dezembro de 2006, tempo no qual o nosso Clã decidiu levar a cabo um misto de comédia, crítica séria e entretenimento. Ah, e qualidade musical, pois claro! Assim, interpretámos Rui Veloso (aqui ainda havia qualidade), continuámos com Tony Carreira (menos mal dirão alguns) e terminámos com Floribella (batemos no fundo I guess). Não se assustem com o cartaz, este foi realmente um espectáculo de qualidade. Não houve playback, mas Caminheiros tornados estrelas que cantaram com a sua própria voz, sem efeitos, ao microfone. Ah, e também houve microfones (a muito custo por sinal).
Além das actuações acompanhadas de côro, também ele real e playback-free, houve ainda reportagens sobre a vida de 3 desgraçadinhos, representados pelos cantores. Quem já tiver tido a falta de nível de ver aquele certo programa que com tanto gosto imitámos, compreenderá do que falo. É o drama de desgraçadinhos que recorrem à televisão para ter uma vida melhor (WTF?!).
Aqui ficam os vídeos dessas tristes imagens, já que não temos imagens do espectáculo de palco. Ou melhor, até temos, mas dá muito trabalho passá-las para o PC.
Take care you all^^
Lince Astuto
aka Diana Sá
segunda-feira, 5 de março de 2007
ACAMPAMENTO DE CARNAVAL
Nos passados dias 17, 18 e 19 de Fevereiro o Clã deslocou-se a Braga onde realizou uma actividade subordinada ao lema "Aqui Nasceu Portugal" e sob o comando do heróico D. Afonso Henriques aka Avozinho. Muitos devem estar agora a pensar "Portugal nasceu em Braga? Então não foi em Guimarães?". That's right. Acampámos no Campo-Escola de Braga e visitámos a cidade no primeiro dia do acampamento. Foi uma experiência bastante obscura visitar o túmulo do fundador do Escutismo em Portugal envergando lanternas e telemóveis para nem assim conseguir ler as inscrições que por lá estavam. Mesmo assim ficou o sentimento. E o susto quando se tentaram abrir caixas de ossadas. O "pico" atingiu-se no segundo dia, onde realízámos o Jogo de Cidade Fotográfico que nós mesmos planeámos. E esse sim teve lugar no berço da Nação, Guimarães. Aí nasceu Portugal. Durante todo o dia cada equipa visitou tudo o que merece ser visto em Guimarães e ainda o que não merece. Fotografámos situações, movimentos, pessoas, gestos particulares, monumentos, escuteiros, dramas e louvores. Tudo ficou registado nas nossas câmaras, porque assim o quisemos, porque desejámos que este Jogo fosse diferente de todos os outros, que nos obrigasse a guardar em freeze frame todos os momentos de interesse. A fotografia é realmente uma coisa fantástica.
Mas nem só disto se fez a nossa epopeia em terras de Bracara Augusta. Foram 2 longas noites de conversa pela madrugada dentro, sobre tudo o que leva à união deste Clã. Sobre pessoas, sobre atitudes (umas boas que aplaudimos e outras más que não condenámos), sobre tempos passados e outros acampamentos da nossa breve história de 10 anos de escutismo, sobre escuteiros que já não o são, sobre os motivos de sermos jovens diferentes de lenço ao pescoço, sobre piadas parvas, sobre estupidezes, sobre coisas que não interessam a ninguém, sobre faculdades, sobre trelas para criancinhas (a Pipinha por esta altura abana a cabeça), sobre TUDO o que este clã se consegue lembrar de dizer dentro de uma tenda ENORME (agora é o Rui que abana a cabeça e diz "MEU DEUS ISTO É ENOOORME PESSOAL!!").
E foi um retrato muito pobre e demasiado resumido dos sonhos e de tudo o resto que levámos connosco até Braga e Guimarães.
Canhotas!!
Lince Astuto
aka Diana Sá
PS: Surpreendentemente e 700 fotos depois, esta é a única neste acampamento com TODA a gente. E não, não se assustem, o nosso Clã não é feito de 7 caminheiros. Somos 12 (ou 13, dependendo da perspectiva), mas neste fim-de-semana de Carnaval fomos atacados por um vírus de gripe que diminuiu o nosso poderio.