domingo, 25 de março de 2007

quarta-feira, 21 de março de 2007

PROMESSAS


Prometo pela minha honra e com a graça de Deus fazer todos os possíveis por:
- Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria;
- Auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias;
- Obedecer à Lei do Escuta.

A isto nos compretemos, sobre isto jurámos, nisto meditámos durante dias. Lobitos, Exploradores, Pioneiros e, nós, Caminheiros, agora é tempo de honrar esta Promessa e fazer com que sejamos todos os dias dignos do lenço que usamos desde Domingo.

A habitual tarefa de hastear as bandeiras foi feita com especial agrado e antecedida de uma forte e determinada demonstração dos gritos dos nossos Bandos, Patrulhas e Equipas. Quanto à cerimónia, que mais acrescentar ao que já se sabe? Músicas que escolhemos a dedo por serem especiais para nós, um violino que para mim faz toda a diferença, uma Igreja cheia de gente que se estendia até à porta, pois todos queriam assistir às investiduras dos Escuteiros do 1114. E foi assim, ainda que durante mais de hora e meia, que não nos cansámos, mas aproveitámos cada momento. É certo que para combater o cansaço em muito ajudou o canto francês do Rui, os risos da Joana ("DIZ-ME QUALQUER COISA, DIZ-ME A PRIMEIRA FRASE!!"), os "Alertas!!" dos Exploradores e outras tantas peripécias que sempre acontecem em todas as Promessas. Mas, mesmo sem esses momentos não seria o cansaço que nos ia distrair do nosso intuito.

Fizemos Promessa, somos Caminheiros. E nada sabe tão bem como ouvir o Chefe dizer que, a partir daquele momento, fazemos parte da grande família de Caminheiros do CNE.

Depois da cerimónia, vem a festa. Almoço, muitas e muitas e muitas fotografias, entrega de insígnias, rosas brancas, dança, gritos, piadas e muita canção. E à boa maneira da IVª, um cinema a seguir. Se entrar com o meu Clã e com 3 Pioneiros, todos fardados a rigor, pelo Arrábida Shopping, investidos após muitos meses de espera, para comer pipocas e ver um filme não é a melhor sensação do mundo, então não sei qual será, pois nada paga o prazer de sabermos que fazemos parte de algo que não se irá desfazer com o tempo, que existe porque todos acreditam no seu sentido e que, sobretudo, não tem vergonha de admitir o que é e o que representa: o Escutismo ao seu melhor nível. E isso inclui a farda.

Despertou de um Sonho by Agrupamento 1114


Take care you all^^
Lince Astuto

aka Diana Sá

domingo, 18 de março de 2007

CAMINHEIRO



CAMINHEIRO:
Sabes que vara não é só um conjunto de porcos.
Em casa dormes num saco-cama.
Sabes que azimute não é uma marca de azeite.
Em pleno Inverno vestes calções.
Já encontraste um Homem Novo de barba branca.
Trocas um guarda chuva por um impermeável.
Metes a tua casa numa mochila.
Passas as noites a olhar para um monte de brasas.
SER CAMINHEIRO É SER DIFERENTE!!
Patrícia Barros

VIGÍLIA DE ORAÇÃO

Esta foto foi tirada hoje momentos antes de partirmos para a igreja, para a nossa GRANDE vigilia de oração. Um momento único na vida do clã, importante para todos, crucial para quem irá fazer a sua promessa de caminheiro amanhã.
No Caminheirismo, somos todos desafiados a escolher um percurso de descoberta e de acção, e o nosso objectivo é sermos artesãos do nosso próprio mundo, por isso até na mais pequena oferta devemos ter vontade de dar tudo!!!!!

Patrícia Barros

sábado, 17 de março de 2007

COUNTDOWN

Este fim-de-semana são as tão aguardadas Promessas. O Clã está em pulgas, está imparável, não se cansa de trabalhar na sua Base (nem de encomendar pizzas, verdade seja dita!). Mas é difícil ser a Secção mais animada do Agrupamento quando temos por concorrência uma Alcateia delirante com Lobitos que vão fazer a sua primeira Promessa, que vão pela primeira vez sentir o peso de um lenço ao pescoço. Quando passo por todos eles na rua, além do habitual "Olá!", recebo agora um constante recital da Oração do Lobito, do Cerimonial da Promessa, de Saudação Escutista, tal é a ânsia deles em que o tal dia chegue. O dia em que farão parte da grande família de Lobitos do CNE.

Take care you all^^
Lince Astuto
aka Diana Sá

domingo, 11 de março de 2007

A VARA BIFURCADA


Parecia que ia ser uma actividade normal. Tudo combinado para ter início às 11h30, uma boa hora para começar os trabalhos. Mas como ainda não parecia perfeita, achámos por bem empatar ainda um bom bocado, ir ao café tomar um segundo pequeno-almoço, para começar realmente só ao meio-dia que, diga-se de passagem, é uma hora muito mais redonda.

A ordem de trabalhos era: pôr tudo cá pra fora! As in pegar em TUDO o que estava na nossa Base e expôr à porta da nossa Sede para apanhar o ar de Março. Depois de vazia, demos largas à nossa brilhante imaginação e o que se viu foi um pórtico (vá lá, uma entrada) que ficou um espectáculo. Pelo menos nós assim o achamos. Mas, como isso ainda não era suficiente para o que tínhamos planeado, pegámos em tintas e pincéis e pintámos a nossa mesa, aquela à volta da qual o Clã se reúne todos os Sábados. Achámos também por bem passar a nossa Carta de Clã para um enorme papel de cenário e espetar com ele na parede da nossa Base, para depois chegar à conclusão que uma Carta como a nossa dá a volta inteira à nossa Base, por isso fica exposto apenas o que a parede permite. Feito isto, encomendaram-se pizzas e, como éramos 10 Caminheiros, 3 familiares (e meia) satisfizeram a nossa fome de gente trabalhadora. E resignámo-nos a dedicarmo-nos ao maior propósito desse dia: cortar as varas para os noviços. Partimos para o pinhal da mui nobre Nave Desportiva de Espinho (ou será de Anta?) mas não sem antes pararmos em casa da Sandra for supplies and photos :O à boa maneira do 1114. Mas no pinhal, a história foi outra... Parecíamos saídos de um freak show, a avaliar pela salutar conversa da Joana com os pássaros do sítio e do espectáculo que ela deu a quem teve a honra de ouvir o famoso berro "SEGUE A MINHA VOZ!!". Eu sei que quem lá não esteve não sabe do que estou a falar, por isso vou parar com as palavras e ficar-me pelos vídeos. Ah, btw, resultado final? Varas bifurcadas de sobra para todos os Clãs do Núcleo.
(Peço desculpa pela má qualidade do 1º vídeo, mas quando se filma com telemóvel não se pode exigir mais.)










Take care you all^^
Lince Astuto
aka Diana Sá

sábado, 10 de março de 2007

VOCÊS TAMBÉM MERECEM

"Deves progredir todos os dias. Ao cair da noite, interroga-te: «Que progressos fiz eu?» E, ao iniciar o teu dia, faz o propósito de ir cada vez mais além no amor. É preciso progredir durante toda a vida. O progresso no bem fará de ti um bom Escuteiro. Deves ser hoje melhor que ontem, e amanhã melhor que hoje... Voa cada vez mais alto rumo à perfeição, como gaivota sonhadora em direcção ao azul dos céus. Pode ser cada dia mais verdadeiro, mais amável, mais compreensivo, mais dialogante, mais alegre, mais respeitador, mais leal. Ainda tens um grande caminho a andar para te pareceres Comigo, o Homem-Novo."

in "Celebrações do CNE"
Porque o grande dia está a chegar e sinto-me talvez tão nervosa ou ansiosa como vocês. Porque até agora foi assim, progresso... A maior parte conheço quando ainda eram lobitos e neste momento, já são homens e mulheres adultos/as como indivíduos com força e poder de decisão do qual me orgulho de ver. Vi o vosso crescimento e vi a vossa evolução, e mais uma vez, encontramo-nos numa secção no meu último ano, sendo como uma passagem de testemunho para vocês. O Post de Hoje merece ser dedicado só a vocês (Raul, Sofia, Diana, Sandra, Joana, Rui e Lili), (peço perdão Patrícia e Vitor sem C) porque vocês vieram dar cor e vida à IVª secção, toda a força e garra que apresentam até faz sentir uma pessoa mesmo orgulhosa de tal forma que nem sei explicar. Não me vou por com lamechices dizendo que vocês são razão do meu sorriso, mas que fazem parte dele isso é certo! Espero que continuem sempre a viver o caminheirismo como até agora o fizeram, e que vivam ainda mais pelos novos caminhos que vos irão surgir.
Que este novo compromisso vos seja tão importante como para nós, caminheiros COTAS!
A.B.C.qb*
HienaPudinhosa aKa Pipinha
[PS: foto tirada no acampamento de Clã em Fraião - Braga momento esse em que até na cozinha vocês estavam aplicados a tentar decorar a oração (ou a tentar perceber a letra do Raul não sei :X)]

quinta-feira, 8 de março de 2007

DESAFINA POR MIM

(Muitos vão perseguir-me por fazer esta publicação tão... pública. Mas quem faz um espectáculo de música e entretenimento da qualidade do nosso perante centenas (qui ça milhares?!) de pessoas, não terá com certeza pruridos em ver a sua imagem e performance num blog tão discreto como este.)

Estes vídeos não podem dar a ninguém que os veja nem sequer uma pequena ideia do que foi o nosso espectáculo Desafina Por Mim, uma paródia aos decadentes programas da então actualidade da televisão portuguesa, personificados no tão singelo Canta Por Mim da nossa mui amada TVI.

Este então foi Dezembro de 2006, tempo no qual o nosso Clã decidiu levar a cabo um misto de comédia, crítica séria e entretenimento. Ah, e qualidade musical, pois claro! Assim, interpretámos Rui Veloso (aqui ainda havia qualidade), continuámos com Tony Carreira (menos mal dirão alguns) e terminámos com Floribella (batemos no fundo I guess). Não se assustem com o cartaz, este foi realmente um espectáculo de qualidade. Não houve playback, mas Caminheiros tornados estrelas que cantaram com a sua própria voz, sem efeitos, ao microfone. Ah, e também houve microfones (a muito custo por sinal).

Além das actuações acompanhadas de côro, também ele real e playback-free, houve ainda reportagens sobre a vida de 3 desgraçadinhos, representados pelos cantores. Quem já tiver tido a falta de nível de ver aquele certo programa que com tanto gosto imitámos, compreenderá do que falo. É o drama de desgraçadinhos que recorrem à televisão para ter uma vida melhor (WTF?!).

Aqui ficam os vídeos dessas tristes imagens, já que não temos imagens do espectáculo de palco. Ou melhor, até temos, mas dá muito trabalho passá-las para o PC.







Take care you all^^
Lince Astuto
aka Diana Sá

segunda-feira, 5 de março de 2007

ACAMPAMENTO DE CARNAVAL

Estou em vias de cumprir o meu objectivo de relatar neste blog tudo o que de interessante se faz e se passa neste Clã. Já sei à partida que esta é uma tarefa impossível porque todas as semanas fazemos planos para o futuro, esboçamos projectos mirabulantes, temos ideias fantásticas, fazemos jogos que têm muito que se lhe diga, inventamos piadas novas e levamos a cabo actividades fora do normal. Assim, espero que pelo menos uma pequena parte delas fique aqui registada.

Nos passados dias 17, 18 e 19 de Fevereiro o Clã deslocou-se a Braga onde realizou uma actividade subordinada ao lema "Aqui Nasceu Portugal" e sob o comando do heróico D. Afonso Henriques aka Avozinho. Muitos devem estar agora a pensar "Portugal nasceu em Braga? Então não foi em Guimarães?". That's right. Acampámos no Campo-Escola de Braga e visitámos a cidade no primeiro dia do acampamento. Foi uma experiência bastante obscura visitar o túmulo do fundador do Escutismo em Portugal envergando lanternas e telemóveis para nem assim conseguir ler as inscrições que por lá estavam. Mesmo assim ficou o sentimento. E o susto quando se tentaram abrir caixas de ossadas. O "pico" atingiu-se no segundo dia, onde realízámos o Jogo de Cidade Fotográfico que nós mesmos planeámos. E esse sim teve lugar no berço da Nação, Guimarães. Aí nasceu Portugal. Durante todo o dia cada equipa visitou tudo o que merece ser visto em Guimarães e ainda o que não merece. Fotografámos situações, movimentos, pessoas, gestos particulares, monumentos, escuteiros, dramas e louvores. Tudo ficou registado nas nossas câmaras, porque assim o quisemos, porque desejámos que este Jogo fosse diferente de todos os outros, que nos obrigasse a guardar em freeze frame todos os momentos de interesse. A fotografia é realmente uma coisa fantástica.

Mas nem só disto se fez a nossa epopeia em terras de Bracara Augusta. Foram 2 longas noites de conversa pela madrugada dentro, sobre tudo o que leva à união deste Clã. Sobre pessoas, sobre atitudes (umas boas que aplaudimos e outras más que não condenámos), sobre tempos passados e outros acampamentos da nossa breve história de 10 anos de escutismo, sobre escuteiros que já não o são, sobre os motivos de sermos jovens diferentes de lenço ao pescoço, sobre piadas parvas, sobre estupidezes, sobre coisas que não interessam a ninguém, sobre faculdades, sobre trelas para criancinhas (a Pipinha por esta altura abana a cabeça), sobre TUDO o que este clã se consegue lembrar de dizer dentro de uma tenda ENORME (agora é o Rui que abana a cabeça e diz "MEU DEUS ISTO É ENOOORME PESSOAL!!").

E foi um retrato muito pobre e demasiado resumido dos sonhos e de tudo o resto que levámos connosco até Braga e Guimarães.

Canhotas!!
Lince Astuto
aka Diana Sá

PS: Surpreendentemente e 700 fotos depois, esta é a única neste acampamento com TODA a gente. E não, não se assustem, o nosso Clã não é feito de 7 caminheiros. Somos 12 (ou 13, dependendo da perspectiva), mas neste fim-de-semana de Carnaval fomos atacados por um vírus de gripe que diminuiu o nosso poderio.